sexta-feira, 20 de maio de 2011

Texto publicitário

Objectivo:
A publicidade é a arte de convencer, persuadir e seduzir.
Quando criam um anúncio, os publicitários têm em consideração o consumidor a quem se dirigem: a idade, o sexo, o grupo sócio-económico…
Um bom anúncio deverá:
- Despertar Atenção
- Criar/Suscitar Interesse
- Provocar Desejo
- Permitir Memorização
- Desencadear Acção (compra)
À técnica que permite este conjunto de factores dá-se o nome de AIDMA.

Estrutura:
- A marca ‑ é um elemento fundamental e aparece frequentemente no canto superior direito.
- A imagem ‑ é cuidadosamente preparada/escolhida para nos prender o olhar, através da cor, da originalidade, da associação inesperada, do que nos mostra e do que nos sugere.
- O texto de argumentaçãopretende dar credibilidade ao anúncio, apontando as qualidades do produto, a sua superioridade, as vantagens da sua aquisição…
- O título/slogan – é muito importante e deve ser:
- Original
- Curto
- Conciso
- Musical/fácil de memorizar
- Capaz de despertar simpatia pela marca