domingo, 29 de maio de 2011

Cartoons

Os cartoons são uma forma rica, multifacetada e popular de humor. Uma das razões do seu sucesso será, provavelmente, a flexibilidade aplicativa. Vemos os cartoons em materiais escolares, onde são usados com intuitos pedagógicos; ou em certos postais ilustrados, onde comunicam emoções e desejos; ou, ainda, na publicidade, onde levam as pessoas a reparar em anúncios. Mas vemos também que a Imprensa aproveitou um determinado tipo de cartoons para representar pessoas e situações de actualidade, avaliando-as, interpretando-as e opinando sobre elas. Para esses cartoons propomos a denominação cartoons de actualidade, sendo objectivo principal deste trabalho identificar problemas e circunscrever algumas das questões relacionadas com a sua utilização como género jornalístico. E sobre estes cartoons que nos debruçaremos, espaços de humor gráfico susceptíveis de ter mais impacto no leitor do que a restante informação, porque fazem reconhecer, atractivamente, a estupidez. Os cartoons de actualidade geralmente confinam-se a uma vinheta ou, em alternativa, ao desenvolvimento narrativo de uma situação numa única unidade espacial, com "vinhetas" semi-definidas .

Regra geral os cartoons de actualidade não possuem "heróis" fixos. Por outro lado, nem sempre se usam balões . A exemplo do que sucedia nas primeiras bandas desenhadas europeias, a "legenda" ou o diálogo, quando existem, surgem em rodapé.
Analisa o cartoon que se segue:

1. Refere os elementos que constituem cada cartoon e explica a sua expressividade de acordo com a mensagem que pretende transmitir.

2. Depois de responder à questão propostas pesquisa um cartoon e justifica a tua escolha.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Das Revistas apresentadas escolhe uma...

1. Identifica a revista que leste.

2. Classifica-a quanto à periodicidade da sua publicação.

3. Refere o título, o autor e a página de um artigo de apreciação crítica publicado nessa revista.


3.1. Qual é o tema do artigo?


4. Identifica o entrevistador e o entrevistado da entrevista que seleccionaste na mesma revista.


4.1. Qual o tema principal da entrevista?


4.2. Qual a tua opinião relativamente ao entrevistado?


5. Selecciona uma página que contenha um anúncio publicitário.


5.1. O que é que se publicita?


5.2. Nessa mensagem publicitária utiliza-se a imagem verbal e a visual? Justifica, recorrendo a exemplos.

6. Refere os DOIS tipos de textos dos media que escolheste para apresentar à turma.


6.1. Quais as características formais desses textos?


6.2. Qual o tema de cada um deles?

6.3. Recorta-os e entrega-os junto com a resposta a este questionário.

7. Faz uma apreciação crítica à revista que leste em cerca de dez linhas.


sexta-feira, 20 de maio de 2011

Texto publicitário

Objectivo:
A publicidade é a arte de convencer, persuadir e seduzir.
Quando criam um anúncio, os publicitários têm em consideração o consumidor a quem se dirigem: a idade, o sexo, o grupo sócio-económico…
Um bom anúncio deverá:
- Despertar Atenção
- Criar/Suscitar Interesse
- Provocar Desejo
- Permitir Memorização
- Desencadear Acção (compra)
À técnica que permite este conjunto de factores dá-se o nome de AIDMA.

Estrutura:
- A marca ‑ é um elemento fundamental e aparece frequentemente no canto superior direito.
- A imagem ‑ é cuidadosamente preparada/escolhida para nos prender o olhar, através da cor, da originalidade, da associação inesperada, do que nos mostra e do que nos sugere.
- O texto de argumentaçãopretende dar credibilidade ao anúncio, apontando as qualidades do produto, a sua superioridade, as vantagens da sua aquisição…
- O título/slogan – é muito importante e deve ser:
- Original
- Curto
- Conciso
- Musical/fácil de memorizar
- Capaz de despertar simpatia pela marca


domingo, 15 de maio de 2011

Módulo V- Textos Média II

Escolhe dois dos anúncios:



1. Identifica o anunciante, o público alvo e o tipo de informação que se quer transmitir.
     1.1. Enquadra os anúncios escolhidos nos tipos de publicidade estudadas.
2. Refere os elementos que constituem cada anúncio e explica a sua expressividade de acordo com a mensagem que pretende transmitir.

Clica aqui e conhece o trabalho do Ricardo e do Francisco

Clica aqui e conhece o trabalho da Bárbara e do Tiago